O meu percurso & a importância da formação


O melhor investimento que podemos fazer na nossa vida é em nós próprios. Uma vez li que "a felicidade não está na chegada, mas sim na jornada!".

Fez-me tanto sentido!


Nascemos para sermos felizes e essa felicidade constrói-se caminhando, diariamente. Quem me conhece sabe o quanto defendo e admiro quem luta por fazer aquilo que ama de paixão, aquilo que faz vibrar o coração. Estamos "cá" pouco tempo, para o desperdiçarmos a dedicar-nos aos sonhos dos outros!

Desde cedo que senti uma força interior especial, que me mantinha com o foco naquilo que me fazia vibrar. Sempre de manga arregaçada e a caminho dessa descoberta, comecei por dar valor à vida e ao "ganho", trabalhando ao mesmo tempo que estudava. Passei por várias sítios, várias lojas das mais variadas áreas, onde conheci muitas pessoas, umas boas outras menos boas mas, todas elas marcaram o meu caminho e fizeram de mim a pessoa que sou hoje. Acredito, verdadeiramente, que aprendemos com cada situação e com cada pessoa que cruza o nosso caminho. 

O meu percurso escolar começou nas artes visuais. Aquilo que realmente mexia comigo, inicialmente,  era a escultura.  

Sujar as mãos ao criar algo de raíz, era um sentimento inexplicável. Ao longo do tempo, fui entendendo que essa área seria realmente difícil em Portugal, pela escassez do mercado e pelo valor que não era dado a esta arte (infelizmente, à arte em geral). Com isso e com tantas outras coisas, comecei a virar o meu barco para um lado artístico-plástico onde, misturar tinta com fotografias, com texturas e todos os materiais, parecia traduzir o frenesim que era a minha mente, de artista que tanto se queria encontrar.

Foi em 2010 que a fotografia começou a fazer verdadeiro sentido na minha vida. Os momentos que passava de camera em punho, a observar o mundo de forma constante, faziam-me sentir viva! Neste mesmo ano, inscrevi-me no curso de Fotografia Digital, no Instituto Português da Fotografia, terminando em 2013. No meu percurso no Instituto Português passei pelas mais variadas áreas - Arquitetura, Moda, Produto, entre outras. Foi um curso muito completo, que me deu bases para qualquer uma destas áreas. Comecei por sentir o coração a fervilhar com a fotografia de moda. O estúdio, o manusear a luz, a composição e a direção de modelos, apaixonava-me. Os meus olhos brilhavam e sabia que era por ali que queria ir, pelo menos pensava eu! Após terminar o curso, o percurso na fotografia de moda não estava a dar certo e não apareciam as oportunidade que desejava. Por causa disso, nunca baixando os braços, comecei a imaginar outras opções e comecei um projeto com uma colega, na área dos casamentos. Foi assim que comecei na fotografia, profissionalmente! Era feliz, gostava muito de fotografar casamentos, apesar do receio e da grande responsabilidade. Infelizmente, a parceria com esta colega não deu certo e tendo ficado sozinha com este projeto, reformulando a marca e fiz nascer a Ana Antunes Fotografia. Isto em 2015.

Tive o privilégio de trabalhar com profissionais fora-de-série e não podia deixar de mencionar o maravilhoso trabalho e o companheirismo dos meus queridos José Fernandes e Manuel Guerra, que fotografaram comigo todos os casamentos até hoje, bem como o Norberto da NS Films Weddings que várias vezes nos acompanha, com o seu talento no vídeo.


Passados dois anos na área dos casamentos, fotografava tantas histórias bonitas, complementando também com casais de namorados, famílias e crianças.

Fotografar famílias começava a mexer comigo de forma estranhamente boa! Foi aqui, que comecei a sentir necessidade de voltar à formação, conhecer mais sobre esta área das famílias, crianças e bebés.


Fiz o meu primeiro curso de recém-nascidos com o mestreJosé Cruz, naColorfotode Lisboa

WakeUp | Iniciar 2015 - Colorfoto, Lisboa

Em 2017, fui até Aveiro ao estúdio do José Cruz, onde fiz um Workshop Iluminação e aprendi ainda mais sobre a luz, o estúdio e sobre a área dos recém-nascidos

Workshop Iluminação 2017 - José Cruz Estúdio, Aveiro

Ainda em 2015 decidi agarrar a área da fotografia e investir em mim própria com tudo que tinha e comecei a montar o meu estúdio! As primeiras sessões de recém-nascidos foram assim:

Com todo o amor, com toda a dedicação, começava assim a abrir portas ao meu cantinho,

 dando início a um caminho tão bonito quanto exigente.

Continuei a fazer reportagem de casamentos, nesta fase. Felizmente, todos os meus clientes partilhavam uma ótima experiência com o meu trabalho e levavam o meu trabalho aos seus amigos e familiares, começando a compor a minha carteira de clientes. Começava, assim também, a continuar a acompanhar a vida e a história dos meus clientes. Após fotografá-los na sessão de namoro (antes do casamento), o casamento e de seguida o cherish the dress (sessão onde voltavam a vestir-se tal como no dia do casamento), continuava as suas histórias com as sessões de gravidez e de recém-nascidos, que cada vez mais me aquecia o coração, com cada resultado e com cada experiência. Foi uma fase de descoberta luminosa e reveladora para mim. No caminho de todos nós, vamo-nos descobrindo e vamos também descortinando o que realmente nos faz felizes e onde devemos investir a fundo, para nos especializarmos cada vez mais numa só área. Tive o prazer de conhecer o magnífico wedding tailor & planner Rui Mota Pinto, que tanta sabedoria me transmitiu e que fez ecoar, na minha alma e coração, a importância de realmente nos especializarmos e deixarmos de ser profissionais que fazem tudo e de tudo. A especialização dá-nos credibilidade e leva-nos à perfeição!


Foi, desde sempre, um caminho exigente e de muita luta. Mas, tudo valeu e vale a pena. Já dizia Picasso: "A inspiração existe, mas tem de te encontrar a trabalha" e quanto a isso, nunca foi problema. Felizmente, com o grande exemplo dos meus pais, sempre fui uma pessoa pró-ativa e disposta a arregaçar as mangas. Acredito que, por causa disso, a vida me tenha trazido tantos desafios, quanto boas oportunidades que tanto me fizeram crescer. Em maio de 2018, surgiu uma das oportunidade mais especiais da minha vida - trabalhar com a Andreia Garcia Photography.

Nunca me vou esquecer do dia em que recebi a chamada do estúdio da Andreia. Os dias antes tinham sido verdadeiramente complicados, onde várias vezes questionei o meu caminho e o meu valor. Acredito, verdadeiramente, que nada acontece por acaso e que devemos estar sempre atentos a todos os sinais que o universo nos vai dando. Esta chamada, foi um deles. Aprendi muito, mas mesmo muito, com a Andreia. Aprendi, essencialmente, que o amor e a humildade estão sempre em primeiro lugar. Sermos "pequenos" e iniciantes na área da fotografia é um autêntico desafio. Tive várias experiências de pessoas da área que me trataram mal e me distanciaram, com receio que de ver como trabalhavam. A Andreia Garcia, trouxe à minha vida a esperança e o exemplo de alguém que não tem medo de dar de si aos outros, nem de mostrar o que faz, com tanto amor. 

Vi na Andreia, aquilo que o meu coração tão bem compreendia - um amor próprio firme e a segurança de quem confia no seu trabalho, de todo o coração. Fui recebida por uma família - pois, era assim a equipa da Andreia.

Foram tempos maravilhosos, mas muito exigentes! Nunca deixei de trabalhar no meu projeto durante este tempo, que felizmente ia crescendo dia após dia!

Sempre de coração firme naquilo que queria para mim e que tão feliz me fazia, chegou a altura de me dedicar a 200‰ no meu projeto e foi nesta altura que terminou a minha jornada no estúdio da melhor mentora do mundo. Algum tempo depois, já sentia uma grande necessidade de contratar alguém que me ajudasse em várias frentes, daquilo que é o dia-a-dia de um fotógrafo de famílias, maternidade & recém-nascidos. Não foi fácil tomar esta decisão. Achamos sempre que conseguimos sozinhos, durante mais algum tempo. Afinal, o amor pelo que fazemos pode ser enorme, mas aquela insegurança de puder não conseguir existe sempre, o que considero muito positivo, porque é o que nos faz ter os pés bem assentes no chão. 

Foi nesta altura que a doce Daniela começou a sua jornada no estúdio. E foi tão bom! Pouco tempo depois, juntou-se à equipa a talentosa Cláudia Barata Pro Makeup, que cuida tão bem das nossas mamãs, nas sessões de gravidez e de recém-nascidos.

Para mim, o essencial é a formação. Temos o dever, para connosco próprios e para com os nossos clientes, de estudar e aprender mais e mais. Ter isto presente em nós, permite-nos ter o coração aberto ao mundo e sermos melhores profissionais. 

Aproveitei todas as oportunidades para aprender mais e sempre com os melhores. Tenho o privilégio de já ter conhecido e aprendido com profissionais de renome mundial como a Bel Ferreira Photography, a Dani Kmetiuk, pessoas de um coração enorme e com uma luz inexplicável. Noutras formações, foi único aprender com a Donatella Nicolini, Kristina Reche da Petit Monde, Rachel Vanoven, Erin Tole, Franu Rey, o Douglas da Twig & Olive Photography, entre outros grandes profissionais, ao longo desta jornada!

Sou muito grata pela oportunidade em aprender mais, a cada dia. Sou verdadeiramente grata, por todos estes profissionais se darem a conhecer ao mundo, a si e ao seu conhecimento, permitindo-nos a nós aprender mais.

O caminho é longo. Todos os dias têm os seus desafios. O mais importante é termos consciência que sozinhos vamos mais rápido mas que juntos vamos mais longe e sentir-mos aquela verdade que habita em nós e que nos mantém firmes, todos os dias, nesta luta que é ser artista, freelancer e empresária.

Esta foi a primeira vez que abri o meu ser e que revivi os meus passos tão detalhadamente ao mundo, na esperança de acalentar o coração de alguém que esteja desse lado, na dúvida se deve continuar. CONTINUA, ACREDITA, SEMPRE!

E, para terminar, que o post já vai longo (se continuas-te aqui - OBRIGADA), cito a querida Bel Ferreira "Vai haver algum momento no futuro, em que alguém que não percebeu que deixamos tudo na nossa vida para trás (para nos dedicarmos ao que amamos a 100%) nos vai dizer que tivemos sorte. E não é sorte. Sorte é uma palavra que o preguiçoso usa para dizer que não deu certo para ele. Nós, temos sucesso e é aquilo que desejo para ti! Obrigada de coração".

OBRIGADA! Ana


_ Blog | Ana Antunes Fotografia I Estúdio Fotográfico em Lisboa

14 visualizações
O ESTÚDIO

Morada: Rua José Viana 19 Loja B
1685-609 Caneças, Odivelas

Telefone: +351 911 798 256

Email: anaantunesfotografia@gmail.com

HORÁRIO
SUBSCREVA O BLOG!
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Pinterest Cinza

@ Ana Antunes Fotografia, 2020