top of page

Como escolher o fotógrafo para a sessão de recém-nascido?

A fotografia de recém-nascido tornou-se muito popular nos últimos anos e é por isso que muitos de nós, fotógrafos, decidiram investir neste belo ramo da fotografia.


Mas como escolher o melhor fotógrafo de recém-nascido?


Eu imagino que deve ser muito difícil escolher o fotógrafo perfeito para fotografar a vossa sessão de recém-nascido, pois a fotografia de um bebé adorável pode nos fazer esquecer o que realmente deverão ter em conta na hora de escolher o fotógrafo para a vossa sessão. Por isso, selecionei uma algumas dicas para vos ajudar a fazer a melhor escolha, para que tenham o melhor fotógrafo de recém-nascido para a vossa sessão!


1. Escolha um fotógrafo especializado em fotografia infantil e de recém-nascido

Longe de mim querer ofender qualquer outro profissional mas, o meu primeiro conselho é escolherem alguém que se tenha especializado em fotografia infantil e de recém-nascido, que tenha uma vasta experiência e não quem realize todos os tipos de serviços. A realidade é que uma pessoa que faz mil coisas diferentes não tem como conhecer e controlar tanto quanto alguém que faz a mesma coisa todos os dias.


2. O melhor fotógrafo recém-nascido para vocês é aquele que vai ao encontro do seu gosto pessoal


O  meu segundo conselho será escolherem alguém cujo estilo fotográfico vos faça vibrar o coração! Há tantos estilos quanto fotógrafos e além de garantir que o seu fotógrafo se especialize em fotografia infantil, que tire fotografias regularmente de recém-nascidos, verifique também se o estilo dele é o que realmente gosta.


De forma alguma  tente fazer com que o seu fotógrafo faça o trabalho parecer o de outro que também viu e gostou, isso não funciona. Demoramos anos a aperfeiçoar o nosso estilo e tentar alterá-lo para agradar um cliente, geralmente, acaba por não ser um final feliz para nenhum dos lados.


3. Que tipo de poses mais gostam nas fotografias de recém-nascidos?


O estilo das poses também é algo a ter em mente. Gostam de poses naturais? Gostam de poses mais elaboradas? Ambos os estilos são difíceis de alcançar, e cada fotógrafo acaba por se inclinar mais para uma destas opções, portanto, se vos for claro, procurem o fotógrafo que gosta do mesmo estilo que vocês gostam.


Pessoalmente, gosto das poses em que o bebé parece confortável e onde todas as partes do corpo estão bem colocadas, mas sem fazer coisas não sejam muito naturais para o bebé. O intermédio entre a naturalidade e uma bela composição de pose.


4. Que cores gostariam de ver no vosso bebé e nos cenários da sessão?


Uma parte muito importante da fotografia do recém-nascido é a escolha das cores a serem utilizadas. Eu gosto de planear com antecedência 80% da sessão do recém-nascido antes que o bebé chegue, para ter tudo bem preparado. Mas, deixo 20% para improvisar e para adaptar ao estado do bebé e também deixar alguma margem para que os pais possam dar a sua opinião.


Cada pele tem uma cor e cada cor tem tons diferentes. Temos cores controladas que são compatíveis com quase todas as cores de pele e são as que preparo para 80% da sessão, as cores mais arriscadas que deixo para os 20% deixo para quando conhecer o bebé pessoalmente.



5. Veja a luz que o seu fotógrafo de recém-nascido usa


O meu último conselho, no que diz respeito à estética, é escolher um fotógrafo que use o tipo de iluminação que mais gosta. Gosta de fotos nítidas? Brilhantes? Contrastadas?


Eu gosto de usar a luz para destacar os pequenos detalhes de cada bebé. Um recém-nascido é um ser muito pequeno e rapidamente  parece plano e sem volume. Usando a iluminação, podemos gerar luzes e sombras que melhoram cada detalhe da imagem!



6. Avalie a quantidade de informação que vos é oferecida


E o meu último conselho está fora de considerações estéticas, no entanto, é muito importante para mim. Ao escolher o melhor fotógrafo de recém-nascido para o seu bebé, não precisará obter as informações com um "saca-rolhas".


Este é um erro que eu já vi vários colegas cometerem. Como profissionais, somos nós que temos a obrigação e a responsabilidade de explicar aos pais como preparar bem o bebé antes da sessão fotográfica, para que a experiência seja agradável para todos e o bebé fique o mais relaxado possível.



O que gostaria de saber mais, acerca das sessões de recém-nascidos? Além das dicas acima, acha que há mais alguma questão que deveria abordar? É muito importante para mim, se puder deixar-nos os seus conselhos pessoais nos comentários, para podermos adicioná-los à lista, de forma a que outras mães e pais possam levar isso em consideração ao escolher o fotógrafo ideal para recém-nascidos. Muito obrigado!

Se quiser obter mais informações sobre as nossas sessões para recém-nascidos

basta enviar e-mail, mensagem ou mesmo ligar para 911 798 256. P.S:  Agradecemos aos pais por nos deixarem partilhar estas lindas imagens, deixando o post muito mais bonito!


*Post inspirado em Alba Soller*

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page